Capa do podcast Gilberto Gil: 81 anos do multiartista baiano
Pod MPB

Gilberto Gil: 81 anos do multiartista baiano

O cantor, compositor e multiartista Gilberto Gil celebrou 81 anos em 26 de junho de 2023. Considerado um dos principais ícones da cultura brasileira em atividade, Gilberto Passos Moreira nasceu no ano de 1942, em Salvador, Bahia. Primogênito de José Gil Moreira e Claudina Passos Gil Moreira, Gil construiu uma das carreiras mais relevantes da classe artística brasileira, gravando dezenas de álbuns e conquistando inúmeros prêmios dentro e fora do país. Thiago Vieira, historiador, doutorando e membro do Grupo de Estudos Culturais do câmpus da Unesp em Franca, relembra pontos emblemáticos da trajetória artística de Gil, destaca sua relevância dentro da música brasileira e sinaliza seu legado cultural. Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil. (Gil participa de inauguração de painel em sua homenagem na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro).