Capa do podcast [Prato do Dia #71] Desafios e relevância da prática do jornalismo, com Ricardo Kotscho
Prato do Dia

Ricardo Kotscho nasceu na cidade de São Paulo, em 16 de março de 1948. Iniciou sua carreira como jornalista em 1964, aos 16 anos no jornal de bairro Folha Santamarense e ao longo dos anos se tornou repórter, escritor, editor, colunista e umas das principais referências do jornalismo brasileiro. Foi secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República durante o governo Lula. Filho de imigrantes do Leste Europeu, seu primeiro idioma foi o alemão; só veio a aprender o português aos sete anos de idade, mas tinha dificuldade com o idioma. Foi aí que tomou gosto pela escrita, uma vez que acreditava se expressar melhor escrevendo do que falando. Durante a carreira passou pelas redações dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil (pelo qual virou correspondente na Alemanha de modo a fugir da repressão), das revistas IstoÉ, Época e, na televisão, pela Rede Globo, CNT, SBT e Rede Bandeirantes. Foi comentarista do Jornal da Record News e atualmente trabalha para o Portal UOL de Notícias. Recebeu por quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo — o mais importante da categoria, no Brasil e é autor de vários livros.